As 5 Melhores Rações para Cães Idosos

Ter um cachorro idoso em casa exige muitos cuidados: atenção redobrada com os ossos, com os pelos, com os olhos…

O principal cuidado que os donos precisam ter é com a alimentação, pois ela vai ser o suporte para evitar algumas doenças e fragilidades que a idade traz.

Por isso é muito importante escolher a ração correta, com os nutrientes necessários para a saúde das células.

Muitas pessoas não se atentam à isso e continuam dando ração de adulto para cães idosos, mas isto não é recomendável, pois ele não vai estar ingerindo as vitaminas necessárias para a idade.

Quais são as melhores rações para cães idosos? Qual a que contém os nutrientes ideais?

Confira neste texto as principais rações para cães sêniores, de acordo com a avaliação de donos e também veterinários.

////

TODAS AS RAÇÕES SÃO ESPECÍFICAS PARA SENIORES

///

Guabi Natural Sênior: Fórmula Natural
Tipo: Alimento Super Premium
Característica: A partir de 7 anos
Linha: Sênior

Biofresh Sênior: Mais Completa
Tipo: Alimento Super Premium
Característica: Carnes Frescas
Linha: Sênior

Cibau Sênior: Alimento Balanceado
Tipo: Alimento Super Premium
Característica: Rica em Vitaminas
Linha: Sênior

Golden Fórmula Sênior: Rico em Fibras
Tipo: Alimento Premium
Característica: Menos calorias
Linha: Sênior

Equlíbrio Mature: Grain Free
Tipo: Alimento Super Premium
Característica: Controle de tártaro
Linha: Sênior

Quais são as Melhores Rações para Cães Idosos?

Estas são as principais marcas de ração e as mais indicadas para cães com idade mais avançada. Todas elas são ricas em nutrientes e vitaminas, necessárias para sêniores.

Qual será a marca mais recomendada para seu cão? Alguma delas conta com corantes? Transgênicos? Qual os pontos positivos e negativos de cada uma?

Confira agora uma análise detalhada de cada ração, para que você possa tirar todas as dúvidas antes de comprar para o seu velho amigo.

1. Guabi Natural Sênior: Fórmula Natural

Guabi Natural Senior

A Guabi Natural é uma ração muito indicada para todas as idades de cães, principalmente pela sua fórmula natural, e livre de transgênicos e antioxidantes sintéticos.

Sua opção para sêniores, a partir de 7 anos, a fórmula conta com impressionantes 65% de produtos de origem animais, especialmente selecionados, além de cereais integrais, frutas e vegetais.

A importância das fibras na ração especial para cães sêniores é que elas facilitam a digestão.

A fórmula da Guabi conta com nutrientes e vitaminas necessárias, muito recomendadas para a idade.

Elas são muito importantes para a proteção do sistema imunológico do seu melhor amigo.dio

Prós
  • Fórmula Natural
  • Livre de transgênicos
  • Livre de antioxidantes sintéticos
Contras
  • Preço elevado
  • Grãos grandes para o porte médio

2. Biofresh Sênior: Mais Completa

racao Biofresh Senior

Apesar do seu preço um pouco acima das diversas marcas, a Biofresh é uma das marcas que mais oferecem nutrientes para cães idosos.

Sua fórmula é muito importante para manter as articulações saudáveis, além de aumentar as defesas naturais do cão.

A Biofresh Sênior conta também com vitaminas e nutrientes, com ingredientes selecionados, frescos e naturais.

Um ponto muito positivo é que a ração não conta com conservantes, corantes e aromatizantes artificiais, algo que é muito importante para a saúde dos cães, sobretudo os sêniores.

Outro ponto positivo da fórmula é a presença de nutrientes como L-carnitina, glucosamina e condroitina.

Prós
  • Livre de transgênicos
  • Livre de antioxidantes sintéticos
  • Rica em fibras, vitaminas e minerais
Contras
  • Preço alto

3. Cibau Sênior: Alimento Balanceado

racao Cibau Senior

Os benefícios da Cibau Sênior começam pelo formato dos grãos da ração, conhecido como croquetes. Além do tamanho ideal, elas são de fácil mastigação, ideal para cães que já perderam alguns dentes devido à idade ou do tártaro.

A fórmula da Cibau também conta com nutrientes necessários para reduzir o acúmulo de tártaro, favorecendo a saúde bucal do seu cão.

Com condroitina, glicosamina, Beta glucanas e Ômega 3, a Cibau oferece um suporte maior para as articulações.

Outro benefício importante para cães idosos (a partir de 7 anos), é que a Cibau conta com uma proteína de alta absorção e digestibilidade.

Com tantos benefícios, ela facilmente se torna uma das melhores rações para cães idosos.

Prós
  • Rica em vitaminas
  • Reduz o tártaro
  • Alimento balanceado
Contras
  • Contém transgênicos
  • Conta com antioxidantes sintéticos

4. Golden Fórmula Sênior: Rico em Fibras

racao Golden Formula Senior

Um dos pontos mais importantes para a saúde do seu animal que conta com mais de 7 anos, é o controle do peso. A obesidade pode trazer muitos problemas para a saúde do seu cão.

Pensando nisso, a Golden conta com uma fórmula rica em fibras, que ajuda no controle do peso, além de serem reguladoras do trato intestinal.

É um alimento natural, saudável e livre de aromatizantes artificiais e corantes, que podem ser nocivos para os cachorros.

Os grãos são mais macios, facilitando a mastigação de cães com dentes sensíveis, além de diminuir na formação do tártaro, principal causador do mau hálito.

Prós
  • Alta palatabilidade
  • Com fibras e nutrientes
  • Grãos especiais
Contras
  • Contém transgênicos
  • Contém antioxidantes sintéticos

5. Equilíbrio Mature: Grain Free

Equlibrio Mature

A ração Equilíbrio Mature é a ração para cães sêniores com um dos melhores preços do mercado, especialmente dedicado para cães idosos de porte pequeno.

Seus benefícios começam com a presença de sulfato de condroitina e sulfato de glicosamina, nutrientes muito importantes para as articulações.

Além disso, sua fórmula ajuda na manutenção das funções renais e também cardíacas, com níveis de sódio, fósforo e potássio reduzidos.

Os antioxidantes presentes são naturais, além de oferecer fibras e probióticos de qualidade e em maior quantidade, favorecendo a saúde intestinal.

Conta com proteínas do frango, peixes, ovos e cereais, ingredientes selecionados e mecanicamente separados.

Prós
  • Bom preço
  • Nutrientes para articulações
  • Importante para funções renais e cardíacas
Contras
  • Contém Transgênicos

Como escolher a ração ideal pro seu cão sênior?

Todas as marcas aqui citadas na lista de melhores rações para cães idosos, são muito bem avaliadas e recomendadas para os idosinhos, mas mesmo com todos os benefícios, sempre consulte um veterinário para saber qual é a mais indicada.

O importante é oferecer para o seu cão idoso uma alimentação balanceada, com os nutrientes necessários, para que ela tenha uma velhice saudável e sem problemas sérios.

Além de cuidar da alimentação, é importante observar outras recomendações para quem tem um animal sênior em casa. Confira a seguir as principais dicas.

Principais nutrientes para um cão sênior

Além de uma boa ração, é importante regrar a alimentação do seu velho amigo, garantindo que ele receba todos os nutrientes necessários para a idade.

Isto vai fazer que seu cão envelheça com mais saúde, mais disposição e livre de doenças que podem se tornar graves.

Além do que as rações oferecem, o que mais você pode dar para o seu cachorro? Existem diversos vitamínicos para cães no mercado, ideias para idosos.

Confira agora as principais vitaminas que o seu cão idoso vai precisar:

  • Cálcio: Um dos minerais mais importantes para cães com idades avançadas, prevenindo fraturas, doenças e o desgaste dos ossos.
  • Vitamina D: Muito importante para os ossos e articulações. A vitamina D é necessária para que o cálcio se fixe da forma correta.
  • Vitamina A: uma vitamina que vai ajudar bastante na saúde dos olhos do bichinho, prevenindo a cegueira noturna e outras doenças oculares.
  • Ômega 3: O ômega 3 é um nutriente muito importante e com diversos benefícios para a saúde do cão, porém o seu principal objetivo é cuidar do metabolismo e da circulação sanguínea.
  • Algas: As algas contam com muitos nutrientes e vitaminas que ajudam a preservar a saúde de cães mais velhos.

Principais dicas para cuidar melhor do seu velhinho

Além de visitas frequentes ao veterinário, para checar se o seu cão está com a saúde em ordem, é indicado que os donos tomem uma série de cuidados com os sêniores.

Não é porque ele está mais velho que você vai deixar de passear com ele. Os cães idosos precisam de atividades físicas diárias, como passeios e brincadeiras mais leves.

Isto faz com que as articulações do cão estejam sempre fortes, além do que ajuda na manutenção do peso.

O peso também deve ser controlado com rações específicas para a idade e para o tamanho do cão, evitando que ele tenha um sobrepeso, que pode trazer doenças graves.

Outra dica muito importante é cuidar sempre dos dentes do seu animal, evitando o tártaro e outras doenças que podem fazer o cãozinho perder os dentes.

Se o seu cão fica dentro de casa, evite mudar os móveis de lugar, isso vai prevenir que os cães esbarrem em mesas, cadeiras, podendo causar até cegueira caso batam em alguma quina.

Claro, muito carinho e afeto. Os cães idosos ficam muito mais próximos dos donos, portanto seja o melhor amigo dele, inclusive na velhice.

Como brincar com um cachorro idoso?

Não é porque o seu cão é idoso que ele não pode mais brincar com você, muito pelo contrário. É necessário você manter as brincadeiras que ele sempre gostou, desde jovem, porém em menor intensidade.

Além das brincadeiras, os cães idosos gostam muito da companhia do dono, portanto, sempre fique próximo dele, evite viajar por longos períodos e deixar o cão sozinho, nesta fase, ele vai sentir muito a falta dos donos.

Um grande divertimento para cães de todas as idades são as caminhadas, especialmente em locais que o seu cão já conhece e adora.

Se houver a possibilidade, experimente colocar o seu cão para nadar um pouco, isso vai ajudar bastante nas articulações e também para manter o peso deles.

Aproveite para dobrar o carinho e o afeto, especialmente no momento de vocês durante a noite, antes dele dormir.

Por mais que ele não tenha tanto pique, os brinquedos para cães são sempre ótimas opções.

Conclusão

Ter um cão idoso em casa vai precisar de paciência e de cuidados semelhantes de um filhote em casa. Geralmente após os 7 anos, os cães ficam mais calmos e próximos dos donos, diminuindo consideravelmente as brincadeiras e dormindo por períodos maiores.

Mesmo com esta mudança de comportamento, é muito importante para o dono ficar de olho na alimentação, pois nesta idade eles vão precisar de nutrientes que o corpo não pode mais produzir.

É necessário cuidar bastante das articulações, que tendem a ficar mais fracas e causar problemas ósseos, além de fraturas poderem acontecer.

Sempre escolha fórmulas que contam com nutrientes que visam favorecer os ossos e articulações.

Outro cuidado que deve ser observado é com os dentes. A partir dos 7 anos, o tártaro pode estar em um estágio avançado, causando problemas maiores para os cães, como mau hálito, retração da gengiva e a perda dos dentes.

Claro, uma ração rica em fibras vai ajudar o trato intestinal dos cães mais idosos, além do que as fórmulas livres de transgênicos e antioxidantes sintéticos são mais indicadas e seguras.

Espero que nossa lista de melhores rações para cães idosos possa te ajudar.

Referências bibliográficas

https://wp.ufpel.edu.br/nutricaoanimal/files/2011/03/Avan%C3%A7os_caes_gatos.pdf
http://blog.inpulse.vet.br/conheca-os-beneficios-da-l-carnitina-em-alimentos-para-caes-e-gatos/
http://www.nutricao.vet.br/faq.php#C14