As 5 Melhores Rações Light para Cachorro

Melhores Racoes Light para Cachorro

Um dos problemas mais comuns entre os cães atualmente, é a obesidade. Com ela, diversos problemas de saúde podem acontecer, prejudicando a qualidade de vida do seu melhor amigo.

A obesidade por acontecer por diversos fatores, desde a escolha da ração errada, como alimentação incorreta, exagero de petiscos durante o dia e, claro, a falta de exercícios e passeios regulares.

Alguns cães, geralmente os de ambientes internos, costumam sair menos, outras raças são mais calmas e brincam menos, tudo isso colabora para que o animalzinho ganhe aqueles quilinhos a mais.

Para resolver este problema, é preciso acertar na escolha da ração, e as opções Light estão cada vez mais em alta.

Confira quais são as melhores rações light para cachorro e descubra seus diferenciais.

////

N&D Quinoa Weight Management: Opção Natural
Tipo: Alimento Funcional
Característica: Completa e balanceada
Linha: Ração Light

PremieR Ambientes Internos: Rico em Fibras
Tipo: Alimento Super Premium
Característica: Para cães adultos em manutenção
Linha: Ração Light

Biofresh Light: A mais completa
Tipo: Alimento Super Premium
Característica: Maior saciedade
Linha: Ração Light

Ecopet Light: Melhor custo-benefício
Tipo: Ração Natural
Característica: Alimento completo e balanceado
Linha: Ração Light

Royal Canin Light: A mais vendida
Tipo: Alimento saudável
Característica: Aporte adequado de proteínas
Linha: Ração Light

////

Quais são as Melhores Rações Light para Cachorro?

Estas são as melhores rações light do mercado, as que contam com melhores avaliação e preferência do público. Na lista você conta com opções naturais e também com ótimo custo-benefício.

Dentre elas, qual será a opção certa para o seu cachorro? Alguma conta com melhor palatabilidade ou sensação de saciedade? Quais são as opções naturais, livres de corantes e transgênicos?

Confira agora uma análise um pouco mais aprofundada sobre cada marca, para facilitar a sua escolha e não errar, aliás, o seu gordinho merece o melhor alimento. Vamos lá…

1. N&D Quinoa Weight Management: Opção Natural

NeD Quinoa Weight Management-

A ração N&D Quinoa Weight Management, da Farmina, conta com uma excelente seleção de ingredientes especiais para a manutenção e perda de peso de cães obesos.

Sua fórmula oferece ingredientes selecionados como ervilha, brócolis, aspargos, fonte de fibras e vitaminas, minerais e com sabor cordeiro.

É uma ração com alta palatabilidade, então o cãozinho vai se acostumar bem com a N&D, além disso, ela tem um poder de saciedade bastante satisfatório, ou seja, o cão não vai ficar procurando comida durante o dia.

Composta com 94% de proteína animal, a N&D conta com a ótima notícia de ser livre de transgênicos, com uma fórmula balanceada e livre de corantes, que podem ser nocivos para os animais.

Ao todo são nove tipos de vitaminas, além de nutrientes como ferro, manganês, zinco, cobre, selênio, entre outros.

A N&D possui cerca de 3 mil calorias por quilo de ração, e é indicada para todas as raças de cães adultos, dos portes pequeno, médio e grande. É um alimento completo, então não é preciso complementar a ração com nenhuma outra ração seca ou úmida.

Prós
  • Facilita a digestão
  • Alta palatabilidade
  • Ingredientes naturais
  • Livre de corantes e transgênicos
Contras
  • Preço alto

2. PremieR Ambientes Internos: Rico em Fibras

racao PremieR Ambientes Internos

As rações da PremieR estão sempre figurando entre as melhores, seja para adultos e idosos, ração para raças específicas e também para cães obesos, que precisam emagrecer e cuidar da saúde.

Sua fórmula é pensada especialmente para estes cães, os que já sofrem com a obesidade ou os que têm maior predisposição para engordar. É um alimento completo, balanceado e com diversos benefícios para os animais.

Um dos principias, é que ela conta com condroitina e glucosamina, que são muito importantes para a manutenção da saúde das articulações. Cães obesos são mais propensos a sofrerem lesões.

Ela também conta com benefícios importantes para manter a pelagem bonita e a pele saudável, com proteínas de alta qualidade, além de ácidos graxos essenciais, como ômegas 3 e 6.

Apesar de ser uma ração com baixo índice calórico, ela conta com alta palatabilidade e um poder de saciedade maior.

Prós
  • Rico em fibras e proteínas
  • Não contém transgênicos
  • Conta com condroitina e glicosamina
Contras
  • Conta com antioxidantes sintéticos

3. Biofresh Light: A mais completa

racao Biofresh

A Ração Seca Biofresh Mix de Carne é conhecida por ter uma das fórmulas mais completas e ideais para cães que sofrem com a obesidade ou com propensão, já que ela promove a perda de peso de forma saudável e de fácil manutenção.

A ração conta com mix de carne, frutas, legumes e ervas frescas, com opções para todas as raças e também tamanhos, do mini até os gigantes. Com nutrientes necessários para uma vida saudável, a ração também oferece um ótimo poder de saciedade.

Os ingredientes são selecionados, frescos e ajudam a preservar a massa muscular magra. Conta com alta palatabilidade e de fácil aceitação, os cães não vão sentir falta da antiga ração.

Um dos grandes benefícios é que a Biofresh é livre de transgênicos, não conta com conservantes sintéticos, corantes e aromatizantes artificiais. Se trata de um alimento completo e balanceado, ou seja, você não precisa dar mais nada para o seu cãozinho na hora da alimentação.

Outro benefício importante é que a ração oferece nutrientes para que os cães tenham articulações saudáveis e fortes, evitando lesões e problemas futuros.

Prós
  • Livre de sintéticos e transgênicos
  • Alimento completo e balanceado
  • Alta palatabilidade
  • Contém L-Carnitina
Contras
  • Preço alto

4. Ecopet Light: Melhor custo-benefício

Ecopet Light

A Ração Ecopet Natural Light, da Farmina, também é uma ótima opção para cães que estão acima do peso ou que têm tendências de engordar. O principal benefício da Ecopet é que conta com ótimo preço, bem abaixo de suas concorrentes.

Vendida em pacotes de 3 quilos, ela conta com um pouco mais de 3 mil calorias por cada porção de um quilo, e oferece para os cães uma fórmula natural, com diversas vitaminas e minerais, que vão ser muito importantes também para pelos brilhosos e pele saudáveis.

A ração conta com inclusão de L-carnitina, além de proteínas de alto valor biológico, que não deixam o cão perder massa magra durante o processo de emagrecimento.

É um alimento completo e balanceado, altamente palatável, disponível para todos os tamanhos de cães e raças. É uma ração que conta também com alto poder de saciedade, ou seja, o cão não vai ficar com fome entre as refeições.

É a ração perfeita para cães que vivem em ambientes internos e que não tem o costume de se exercitarem. Vale lembrar que, com exercícios, os resultados são maximizados.

Prós
  • Ótimo preço
  • Conta com L-carnitina
  • Conta com antioxidantes naturais
  • Fórmula natural
  • Rica em fibras
  • Contém prebióticos
Contras
  • Contém transgênicos
  • Contém antioxidantes sintéticos

5. Royal Canin Light: A mais vendida

racao Royal Canin Light

Para finalizar a lista das melhores rações light para cachorro, temos a Royal Canin.

A Royal Canin é uma das marcas que mais vendem ração no Brasil, e não é a toa, já que ela conta com diversas opções, para raças específicas, para cães como comodidades e, também, para os gordinhos, que é a Maxi Light.

A fórmula da Royal é especial para cães obesos, raças que têm tendências a engordar e também aqueles que não praticam exercícios regularmente ou que passeiam pouco (o que deveria ser mudado, todo cão necessita de passeio).

Um dos principais benefícios da Royal é que ela ajuda na manutenção do peso ideal, suprindo todas as necessidades, com as vitaminas e minerais que vão auxiliar também na saúde da pele e da pelagem.

Com alta palatabilidade, a ração também ajuda na saciedade, e preserva a musculatura, devido ao aporte adequado de proteínas.

Um dos pontos negativos das rações da Royal Canin é que a fórmula ainda conta com transgênicos e também antioxidantes sintéticos, que podem ser prejudiciais para a saúde dos cães.

Prós
  • Ótima fonte de proteína
  • Ideal para qualquer raça
  • Variedade de vitaminas e minerais
  • 8% de matéria fibrosa
  • Alta palatabilidade
Contras
  • Contém antioxidantes sintéticos
  • Contém transgênicos
  • Preço alto

Como escolher a ração light ideal pro seu cachorro?

Estas são as melhores rações light para você que tem um cãozinho obeso em casa, todas elas contam com fórmulas específicas que vão ajudar no emagrecimento e na manutenção do peso, e o melhor, sem deixar o cachorro passar fome.

É muito importante que você cuida da saúde do seu cão, não confunda um cão gordo com um cão forte e saudável, a obesidade, assim como nos humanos, vai trazer diversos problemas para o seu melhor amigo.

Algumas complicações em cães obesos

Dificuldade respiratória: cães obesos contam com muitos problemas para respirar, e é um dos primeiros sinais que os donos precisam observar. Se o seu cão demonstrar problemas para respirar, ele provavelmente está obeso.

Problemas articulares: um cão pesado vai exigir ainda mais das articulações, e é muito comum eles sofrerem lesões por causa do peso. Eles também vão ter problemas de locomoção, fazendo grande esforço para dar poucos passos.

Aumento do colesterol: que pode causar problemas sérios no coração do animal.

Diabetes: é bastante comum em cães obesos, que pode causar a cegueira.

Atividades para cães obesos

A melhor atividade para os cães obesos é o passeio diário.

Faça caminhadas com seu cão, respeitando sempre o ritmo dele e também não exagerando na distância. É um trabalho de paciência, que vai levar um tempo até o cão atingir a forma ideal.

Outra ótima opção é apostar nos brinquedinhos, como bolinhas, cordas, panos, onde você pode jogar para que o cachorro busque. Assim como nas caminhadas, não jogue muito longe e dê períodos de descanso durante as brincadeiras.

Sempre ofereça água para o seu gordinho, nos intervalos das brincadeiras.

Muitos donos optam também pelos novos spas para cães, onde eles podem fazer esteira e também natação, que é ótima não só para perder peso, mas também para os músculos e articulações do cão.

Conclusão

Então você já sabe, não existe mais desculpa para deixar o seu cãozinho obeso e podendo sofrer com as consequências futuramente. Todas as rações vão ter os nutrientes que eles precisam, porém, com menos calorias.

Não pense que seu cão vai passar fome ao ingerir as rações light, pois todas as marcas contam bom poder de saciedade, deixando o cão sem precisar comer durante um certo período. Vale lembrar também que passeios e exercícios são importantes para manter o peso do cãozinho.

Sempre que possível, faça caminhadas, jogue bolinhas, brinque com seu melhor amigo para que ele possa perder peso mais rápido. Vale lembrar, sempre consulte um veterinário e não abuse em snacks e, especialmente, comida de humanos para cachorros.