As 5 Melhores Rações para Shih Tzu

Melhores Racoes para Shih Tzu

melhores rações para shih tzu

A raça Shih-tzu é uma das que mais cresceram no Brasil nos últimos anos. De pequeno porte, diz a lenda que esta raça de originou no cruzamento de um pequinês com uma Lhasa Apso.

Conta a lenda que sua origem é do Tibete, e esta raça quase foi extinta no ano de 1937 graças a invasão japonesa, porém criadores ingleses conseguiram salvá-la.

Seu nome, que muita gente se enrola pra poder escrever e até falar, significa “cão leão que nunca desiste”.

É um cão que necessita de uma série de cuidados especiais, por causa da pelagem, da facilidade de se tornarem obesos e de terem insolação, graças ao focinho curto.

A alimentação ideal é muito importante para a saúde desta raça tão elogiada e bonita.

Confira agora quais são as 5 melhores rações para Shih Tzu e tire todas as suas dúvidas.

IMAGEMRAÇÃO

N&D
  • Super Premium
  • completo e balanceado
Ver Preço →

Premier Shih Tzu
  • Super Premium
  • ingredientes naturais
Ver Preço →

Royal Canin Shih Tzu
  • Super Premium
  • alimento completo
Ver Preço →

Guabi Natural
  • Super Premium
  • alimento completo
Ver Preço →

Golden Mini Bits
  • Premium
  • alimento completo
Ver Preço →

 

Quais são as Melhores Rações para Shih Tzu?

Você já conhece alguma das rações da nossa lista? Já deu algumas delas para o seu Shih Tzu? Se sim, parabéns, pois são excelentes nomes, e muito indicados para a raça.

Se você ainda não conhece, ou quer saber um pouco mais a respeito sobre cada uma, fique com a gente neste texto e veja o que cada uma tem para oferecer.

Veja agora uma análise sobre cada ração, que fizemos para te ajudar nesta escolha.

N-D Shih-Tzu

1. N&D: a mais saudável

A N&D é uma ração da nossa lista que não é específica para a raça Shih Tzu, porém a sua qualidade é tão grande que pode entrar na lista de qualquer raça.

Com qualidade Super Premium, a N&D é muito recomendada pelos veterinários por contar com uma fórmula natural, livre de transgênicos, de conservantes sintéticos e corantes.

Além disso, ele oferece para o cão uma alimentação completa, com vitaminas A, D3, E, K3, B1, rica em fibras e proteínas.

Outro grande destaque da N&D é a questão da saciedade, onde o cão vai se alimentar bem e se sentir saciado por mais tempo.

É uma ração ideal para a raça, que ajuda no processo digestivo e também no crescimento saudável.

O único ponto negativo a se destacar é o valor um pouco mais alto do que as outras rações, porém com todos os seus benefícios, vale a pena investir um pouco mais.

Prós
  • Formula natural
  • Vitaminas e nutrientes
  • Livre de transgênicos e sintéticos
Contras
  • Preço alto

Premier

2. Premier Shih Tzu: livre de transgênicos

A Premier é outra marca que se destaca entre as opções saudáveis, e não só nas rações, como também nos petiscos para adestramento e outros snacks próprios para cachorros.

Um dos grandes destaques, e motivo de compra de muitos donos de Shih Tzus, é que esta ração é produzida especialmente para a raça, com o tamanho ideal para a mandíbula, com nutrientes necessários e uma fórmula natural.

Além disso, ela também conta com ômega 3 e 6, outro fato muito importante a se destacar, já que os Shih Tzus necessita desses nutrientes, mais do que as outras raças.

Outro destaque fica por conta de contar com boa fontes de proteína, fórmula natural, adição de MOS e livre de transgênicos.

Não conta com um valor muito elevado, é acessível, porém conta com uma pequena parcela (0,012%) de conservantes sintéticos.

Prós
  • Preço mais acessível
  • Livre de transgênicos
  • Fórmula natural
Contras
  • Conservantes sintéticos

Royal Canin

3. Royal Canin Shih Tzu: nutrientes Específicos

A Royal Canin é outra marca que se dedica exclusivamente para a raça Shih Tzu, com uma fórmula adaptada para melhor atender a raça, desde filhotes até seniores.

O Shih Tzu é um cão que tem dificuldades em se alimentar, já que ele conta com o chamado maxilar prognata, que é uma desarmonia facial envolvendo ossos, dentes e músculos.

Graças a isso, a Royal Canin adaptou o tamanho dos grãos, sendo mais fácil do cão mastigar e engolir.

Mas a ração ainda conta com benefícios importantes, como a presença de Luteína, que é um antioxidante componente do extrato de Marigold.

Além disso, a Royal Canin para Shih Tzu oferecem ômega 6, extraído de fontes vegetais. Isso vai proporcionar uma maciez e brilho nas longas pelagens da raça.

O preço da Royal Canin melhorou bastante atualmente, mas um dos pontos negativos da ração, é que ela ainda faz uso de transgênicos, corantes e conservantes sintéticos.

Apesar de tudo, definitivamente é uma das melhores rações para Shih Tzu.

Prós
  • Preço acessível
  • Nutrientes
  • Grãos pequenos especiais para raça
Contras
  • Uso de transgênicos e conservantes sintéticos

Guabi Natural

4. Guabi Natural: frutas e vegetais

A Natural é uma das mais indicadas e melhores rações para Shih Tzus, embora conte com preços mais elevados dependendo da pet shop que você faz as compras do seu cão.

Ultimamente, ela está com preços mais acessíveis, especialmente online (recomendamos a Pet Love), e isso é apenas mais um atrativo para a excelente fórmula desta ração.

Assim como já diz o nome, ela conta com uma base natural, rica em proteínas e totalmente livre de transgênicos, corantes e também conservantes sintéticos, que são nocivos para o sistema digestivo dos animais.

A ração também conta com benefícios para a pele e pelos, os tornando ainda mais fortes, brilhosos e sedosos.

Outro fato que foi revista pela fabricante, é que a nova fórmula diminuiu bastante o odor das fezes, fato que causava reclamação anteriormente.

É uma ração da categoria Super Premium, que conta com alta palatabilidade, além de gerar boa saciedade para o cão.

Prós
  • Livre de transgênicos
  • Livre de conservantes sintéticos e conservantes
  • Preço acessível
Contras
  • Difícil de encontrar em lojas físicas

Golden Mini Bits

5. Golden: preço acessível

Se você tem, além do Shih Tzu, outro cão de pequeno porte, a Golden pode ser a opção para toda a sua família de quatro patas, isto porque é uma ração específica para cães de pequeno porte.

Ela é caracterizada também pelo preço mais baixo do que suas concorrentes, e também muito fácil de ser encontrada.

Conta com uma fórmula muito rica em proteínas, e de boa qualidade, e nela estão presentes nutrientes do frango, peru e também salmão.

É mais uma ração muito apreciada pelos cães, já que ela conta com alta palatabilidade, também com poder de saciedade.

É uma ração rica em fibras, e isso melhora consideravelmente o funcionamento e a absorção intestinal

Pode ser encontrada em diversas opções, para filhotes, adultos, seniores, light e outros tipos específicos.

O único ponto negativo é que a ração ainda conta com transgênicos e antioxidantes sintéticos, mesmo que em pequeníssimas porções, ainda podem ser prejudiciais para alguns cães.

Se o fator principal é preço, essa será a melhor ração para Shih Tzu para você.

Prós
  • Preço acessível
  • Fonte de proteínas e vitaminas
  • Bem aceita pelos cães
Contras
  • Uso de transgênicos e conservantes sintéticos

Escolhendo a ração ideal para o seu Shih Tzu

A raça Shih Tzu é bastante peculiar, pois além de ser de pequeno porte, alguns fatos precisam ser considerados.

A primeira, é a questão do maxilar prognata, onde o cão conta com uma dificuldade maior para mastigar e engolir o alimento.

Muitas rações não são recomendadas devido ao tamanho dos grãos, o Shih Tzu não consegue mastigar e acaba não se alimentando corretamente.

Todas as marcas que citamos aqui contam com este benefício de contar com grãos menores e de fácil mastigação.

Então não basta ser apenas ração para portes pequenos, é muito importante sempre se informar se, além de ser para cães menores, se é recomendada para a raça em questão.

Verifique também as informações nutricionais, se a fórmula conta com corantes, conservantes sintéticos, e qual a quantidade dessas substâncias a cada porção.

Muito provavelmente o seu cão vai fazer a ingestão de algum produto com conservantes, porém é preciso conferir sempre a quantidade e a frequência.

Mesmo assim, o ideal é dar preferencia apenas para conservantes naturais, que não causam problemas intestinais para a raça.

Verifique também a presença de vitaminas, ácidos graxos, nutrientes como cálcio, e outras de extrema importância para qualquer cão, em qualquer fase da vida.

Cuidados com o seu Shih Tzu

A raça necessita de alguns cuidados específicos, o principal deles, é relacionado à obesidade.

Eles engordam com muita facilidade, aqui se mostra muito importante a escolha da ração ideal.

Mas não se trata apenas de escolher a melhor ração, como também praticar exercícios e caminhas todos os dias com os cães.

É um cão bastante preguiçoso, vai ficar deitado ao seu lado o dia todo se for necessário, por isso você sempre vai precisar dar uma pequena ajuda e um animada para ele se mexer.

Devido ao seu focinho achatado, a raça também pode apresentar problemas respiratórios, como roncos, espirros, apneia e infecções. Por isso é importante uma visita regular ao veterinário para saber se tudo está bem.

Outros cuidados que os donos precisam ter com os Shih Tzu:

  • Cuidar sempre dos dentes;
  • Limpar sempre os ouvidos e tomar cuidado com infecções;
  • Atenção com a coprofagia;
  • Escovar os pelos todos os dias para evitar que enrolem;
  • Limpar muito bem os olhos;
  • Por terem olhos grandes, sempre tomar cuidado com quinas e móveis.

Conclusão

Agora você tem em mãos um guia importante para saber como alimentar, e bem, o seu Shih Tzu.

Esta raça é extremamente amável, carinhosa com os donos, mas que vão precisar de uma atenção especial, devido suas peculiaridades.

Não são problemas que vão tirar o seu sono ou que vão causar sofrimento ao seu cão, se você souber lidar com o que ele necessita e oferecer uma boa alimentação, com todos os nutrientes que ele necessita.

A principal dica na conclusão desta matéria é, sempre opte por rações naturais, verifique sempre o tipo da ração, se é para filhotes ou adultos, e se oferece ótimas fontes de vitaminas e nutrientes.

Mesmo com tudo o que você aprendeu aqui, sempre consulte o seu veterinário para ter uma informação técnica ainda mais sobre a ração escolhida.