As 5 Melhores Rações Secas para Gatos

Melhores Racoes Secas para Gatos​Você já reparou como está difícil encontrar a ração ideal para o seu gato atualmente? Parece que antigamente era tudo mais fácil, apenas duas marcas, dois tipos…

Hoje você entra no pet shop e se depara com muitas marcas, rações especiais, secas, úmidas, para filhotes, idosos, sem gordura…

Tudo isso faz parte de uma evolução necessária, benéfica para uma melhor saúde dos nossos animais.

A qualidade dos produtos hoje está gigante, e a saúde dos gatos também, já que podem contar com os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento.

São rações para raças específicas, tamanhos e idades diferentes.

Confira agora neste texto uma análise das 5 melhores rações para gatos, de acordo com veterinários e consumidores.

Royal Canin: a favorita
Tipo: super premium
Característica: alta palatabilidade
Linha: seco, Feline Exigent

Cat Chow Nestlé Purina: músculos fortes
Tipo: premium
Característica: indicado para todas as raças
Linha: úmida: pedaços de carne cozidos no vapor, com molho

Pro Plan: elaborada por nutricionistas
Tipo: super premium
Característica: completo para filhotes com até 12 meses, adultos e gatos idosos
Linha: úmido sabor frango, fonte de proteínas e vitaminas

N&D: uma ração natural
Tipo: super premium
Característica: natural, livre de transgênicos
Linha: seco, balanceada e nutritiva

Hills: cuidado especial
Tipo: Super premium
Característica: dietas especiais e tratamento de doenças
Linha: fonte de fibras e conservantes naturais

Quais são as Melhores Rações para Gatos?

Ok, você já sabe quais são as cinco marcas mais recomendadas, mas ainda são cinco opções.

Qual será a ideal para o seu gato? Confira então uma análise um pouco mais aprofundada sobre cada uma.

Veja o que cada uma pode oferecer para cada raça e tire suas decisões. Não deixe de conferir também os pontos positivos e negativos de cada ração, ok?

Royal Canin gato

1. Royal Canin: a favorita

A Royal Canin é uma das marcas mais conhecidas e também a preferida da maioria dos donos de felinos.

Um dos principais benefícios é que ela é completa, conta com diversos nutrientes necessários para diversas raças de gatos, também específicas para certas idades, castrados, gatos indoor, exigentes, fit, etc.

É uma das rações melhores aceitas pelos animais, pois conta com uma palatabilidade superior.

Outro ótimo benefício da Royal Canin é que ela auxilia na higiene buco-dental, que diminui a formação do tártaro e mau hálito.

Além disso, ela conta com vitaminas que favorecem a saúde da pele, pelagem e da saúde intestinal.

Prós
  • Alta palatabilidade
  • Vitaminas e nutrientes necessários
  • Previne o tártaro
Contras
  • Preço elevado
  • Conta com conservantes artificiais

2. Cat Chow Nestlé Purina: músculos fortes

A Nestlé Purina conta com o seu carro chefe, a Cat Chow, outra ração muito bem aceita pelos bichanos e pelos donos.

Ele conta com alta palatabilidade, com sabores de frango, carne ou atum, que agrada até os gatos mais exigentes.

É um produto rico em ferro, o que é muito benéfico para desenvolver e manter músculos fortes nos gatos.

Ele conta com muitos nutrientes necessários para o crescimento do animal, além de vitaminas A, D3, E, K3, B12, entre outras.

Conta também com levedura seca de cerveja, rica em proteínas, selênio, potássio, ferro, zinco e magnésio.

A Cat Chow conta com tamanhos diferentes de porções, e também variações para filhotes, adultos e também castrados.

Prós
  • Rico em proteínas
  • Vitaminas diversas
  • Para todas as idades
Contras
  • Uso de transgênicos
  • Conta com antioxidantes artificiais
Pro Plan gato

3. Pro Plan: elaborada por nutricionistas

A Pro Plan é uma ração da conceituada Purina e oferece uma das rações mais balanceadas para gatos de todas as idades.

A fórmula é balanceada e foi elaborada por veterinários e nutricionistas, o que garantem um alimento de ótima qualidade.

Além de proporcionar um crescimento mais saudável, ela ajuda na nutrição e na digestibilidade do gato.

Outros benefícios ficam por conta que ela ajuda a estabilizar a flora intestinal, otimiza a digestão e a absorção de nutrientes.

Em sua fórmula, ela conta com as vitaminas A, D-3, E, K3, B-12 entre outras, além de minerais como sulfato de zinco, proteinato de zinco, sulfato ferroso, sulfato de cobre, proteinato de cobre e demais.

É um produto que conta com grande variedade de rações, para filhotes, adultos, idosos, gatos obesos, castrados, entre outros.

Prós
  • Ótima fonte de nutrientes
  • Diferentes tipos de ração
  • Bom preço
  • Fonte de nutrientes e vitaminas
Contras
  • Conta com conservantes artificiais, antioxidantes e transgênicos

4. N&D: uma ração natural

A N&D, sigla de Natural & Delicious, conta com um grande benefício neste gigantesco mercado de rações: é uma das marcas que conta com o maior número de ingredientes naturais aqui na lista de melhores rações para gatos.

A sua fórmula conta com carne de frango separada, ovo desidratado, farinha de peixe, beterraba, cenoura desidratada, levedura de cerveja, espinafre e diversos outros ingredientes, em sua maioria, naturais.

Isso ajuda na palatabilidade da ração, muito aceita pelos gatos, e também proporciona uma refeição mais parecida com a caseira, o que muitos donos preferem para os seus animais.

É uma fonte riquíssima de nutrientes, de vitaminas, de minerais e com o maior benefício entre todas as marcas: livre de transgênicos.

Prós
  • Livre de transgênicos
  • Fonte de nutrientes e proteínas
  • Produto natural
Contras
  • Preço alto
Hills gato

5. Hills: cuidado especial

A Hills é a marca de ração que conta com diversas opções, é super premium, para cães e para gatos, muitas delas que ajudam na saúde do animal, como rações para dietas especiais, para trato urinário e outros cuidados especiais.

Além de ser muito conceituada entre as rações secas, também conta com a versão úmida, muito bem aceita pelos gatos de todas as raças, inclusive os gatos com hábitos externos.

É uma fonte de fibras e conservantes naturais, além de contar com a proteína de salmão e de aves.

Também é uma das líderes do mercado, especialmente para gatos que necessitam de uma alimentação balanceada e com cuidados especiais. É muito recomendada por veterinários.

Prós
  • Fonte de vitaminas, nutrientes, minerais
  • Boas proteínas
  • Ideal para tratamentos específicos e gatos obesos (segundo recomendação veterinária)
Contras
  • Conta com transgênicos
  • Custo alto

Como Escolher a Ração Certa para seu Felino?

Com tantas opções ótimas no mercado, como escolher entre as melhores rações para gatos?

Primeiramente, você precisa avaliar onde se encaixa o seu gato: ele é filhote? (considere filhote animais até 12 meses), é um adulto? Idoso? Precisa de cuidados especiais com a dieta? Há a necessidade de algum tratamento, como trato urinário, tártaro ou outros?

É muito difícil hoje escolher a ração perfeita exatamente por isso, são inúmeras opções, mas isso facilita para levar a melhor opção para o seu gato, algo dedicado especialmente para ele.

Independentemente da marca da ração ou da raça de seu bichano, você sempre precisa optar por produtos que são ricos em proteínas, fibras, minerais e taurina.

Opte também pelas rações que contam com produtos naturais em sua fórmula, dando preferência para as que não contam com transgênicos.

Confira agora algumas dicas para que o seu gato possa ter uma alimentação nutritiva e perfeita, com a ração que escolher da nossa lista.

Dicas Extras para o Leitor

Evite deixar seu gato sair na rua: além de ser perigoso, com seu gato podendo ser atacado por outros animais, pelo ser humano ou até ser “adotado” por outra pessoa, ele provavelmente vai comer qualquer coisa que encontrar na rua.

Isso pode ser perigoso não só pela questão de envenenamento, a mais grave, mas isso pode atrapalhar o desenvolvimento do gato, ele não vai receber os nutrientes necessários para a idade.

O contato com animais de rua também podem adoecer o seu gato, além dele estar sujeito a parasitas nocivos, como pulgas, piolhos e carrapatos.

Sempre opte por rações premium: as rações premium e super premium são as que contam o maior número de nutrientes e proteínas ideais para o seu gato.

Além disso, elas previnem contra doenças e evitam a obesidade do seu gato, além de cuidar da pele, dos pelos, da saúde dos dentes entre outros benefícios.

Rações úmidas ou secas: ambas as rações são muito boas e super aceitas pelos gatos, o indicado é fazer o uso de ambas, já que o gato necessita de uma parcela de água na sua alimentação.

Misture um pouco dos sachês com a ração normal, de preferência da mesma marca e na medida ideal para o tamanho e idade do seu gato.

Siga sempre a recomendação do médico veterinário!

Dosagem correta: não lote o pote de ração e deixe um verdadeiro banquete para o seu gato.

Isso pode causar obesidade, e você não vai querer um Garfield na sua casa, não é mesmo? A obesidade é muito grave para os gatos, causa doenças frequentes e diminui o tempo de vida.

Água e brincadeira: sempre mantenha limpa a água do seu gato, de preferência para os modelos onde a água se movimenta (fontes), para não criar lodo e bactérias, além de trocar todos os dias.

Os gatos são animais que adoram brincar, então sempre os mantenha ocupados com arranhadores, bolinhas e brinquedos diversos. Isso vai manter o seu gato ativo e sempre em forma.

Conclusão

Não deixe de escolher a melhor marca, a mais indicada para o seu gato. Não se trata apenas de nome, ou da embalagem mais bonita, ou da melhor promoção, mas sim da saúde do seu pet.

Existem algumas marcas baratas no mercado, mas que não são recomendadas, pois, não contam com nutrientes necessários, não são benéficas para os pelos, para a saúde da pele, para o desenvolvimento completo do bichano.

Neste texto, tentamos mostrar para os pais de pets quais são as melhores rações para gatos, o que cada uma conta e como elas são importantes para os gatos.

Se você ainda tem alguma dúvida a respeito da melhor ração, não deixe de consultar o seu veterinário, isso porque cada gato precisa de um tipo diferente de alimento: para filhotes, para jovens, para gatos adultos, idosos, obesos, que necessitam engordar, etc.

Referências Bibliográficas

  • HOURS, M. et al. Royal Canin Weight Management Clinic. 10 years of expertise in fighting obesity in cats and dogs. News from Research by Royal Canin, p. 9, 2015.
  • WSAVA. Diretrizes: para a Avaliação Nutricional. Global Veterinary Development, v. 1, p. 5–7, 2011.