As 5 Melhores Rações para Gatos Castrados

Melhores Racoes para Gatos Castrados

Você já reparou que os gatinhos costumam ficar um pouco mais tranquilos, se exercitar menos e diminuir o ritmo das brincadeiras após a castração?

Muitas mudanças acontecem depois da castração, e a maioria delas para melhor, já que os gatos passam a ficar menos territorialistas e mais dóceis, mais próximos dos donos.

Outro detalhe importante é que os gatos param de dar aquelas escapadas durante a noite, o que acaba sendo mais seguro para o bichano, tanto com relação a acidentes como doenças e parasitas.

Se você mora em apartamento, o seu gatinho vai ser o companheiro ideal para qualquer atividade, especialmente ficar no sofá assistindo televisão, bem próximo de você.

Só que esta falta de atividade pode ocasionar em obesidade, já que eles não se exercitam tanto e podem começar a comer mais do que o normal. Por isso, é preciso ficar muito esperto na alimentação.

O primeiro passo é escolher uma entre as melhores rações para gatos castrados, que contam com todos os nutrientes necessários, porém que vão evitar que seu gatinho se torne um verdadeiro Garfield.

Conheça as principais marcas no mercado, indicadas e avaliadas por veterinários e donos de gatos.

///

TODAS AS RAÇÕES SÃO ESPECÍFICAS (PARA GATOS)

Fórmula Natural: Mix de fibras
Tipo: Alimento Grain-Free
Característica: Livre de transgênicos
Linha: Gatos Castrados

PremieR: Rica em proteínas
Tipo: Alimento Super Premium
Característica: Ambientes Internos
Linha: Gatos Castrados

Guabi Natural: Frutas e vegetais
Tipo: Alimento Super Premium
Característica: Rica em Vitaminas
Linha: Gatos Castrados

Matisse: Rica em taurina
Tipo: Alimento Úmido Completo
Característica: Fórmula Balanceada
Linha: Gatos Castrados

Equilíbrio: Livre de antioxidantes
Tipo: Alimento Super Premium
Característica: Menos Fósforo
Linha: Gatos Castrados

Quais são as Melhores Rações para Gatos Castrados?

Na tabela acima você conferiu quais são os principais nomes de rações para gatos castrados. Todas elas contam com ótimos nutrientes e são perfeitas para o seu bichano castrado.

Mas qual será a ideal para a raça do seu gatinho? Será que existe alguma que seja melhor que a outra? Quais das opções são livres de conservantes, corantes e transgênicos?

Pra ficar mais fácil a sua escolha, vamos fazer agora uma análise um pouco mais completa sobre cada uma.

1. Fórmula Natural: Mix de fibras

formula natural para gatos

A ração Fórmula Natural tem ganhado bastante espaço nas prateleiras, muito por contar com ingredientes naturais, como frutas, cereais, legumes, sempre livres de transgênicos e antioxidantes sintéticos.

A fórmula da ração também é elaborada com proteínas especiais, evitando que os gatos castrados ganhem peso, mesmo que não façam tantos exercícios como antes.

Rica em Ômega 3 e 6, que são de extrema importância para os pelos e a pele do gato, a Fórmula Natural também auxilia o sistema urinário e equilibra a flora intestinal.

E mais: menos calorias e mais fibras, antioxidantes naturais, embalagens de 7 quilos, com pacotes fracionados de 500 gramas, adequado para gatos a partir de 1 ano.

Prós
  • Sem grãos transgênicos
  • Fórmula Natural
  • Vitaminas e Nutrientes
Contras
  • Preço alto

2. PremieR: Rica em proteínas

racao PremieR Gatos

A ração PremieR também já é bastante conhecida devido a sua fórmula natural, e agora conta com uma alimento completo para gatos castrados, em especial, para bichanos de até 7 anos em ambientes internos.

Um dos seus principais benefícios é com o trato urinário, com o controle do pH urinário e minerais balanceados. Além disso, ele controla as famosas e irritantes bolas de pelo, auxiliando na sua eliminação.

O que mais preocupa mesmo nos bichanos castrados é o peso, e a PremieR oferece calorias e gorduras reduzidas, enriquecidas com L-carnitina, o que vai deixar o gato com o peso controlado.

Trata-se de um alimento Super Premium, com ingredientes especiais, que ainda reduzem o forte odor das fezes, perfeitos para gatinhos castrados, que tendem a ficar mais dentro de casa.

Contam com alta palatabilidade, com sabor de salmão.

Prós
  • Alta palatabilidade
  • Rica em fibras e nutrientes
  • Preço acessível
Contras
  • Contém transgênicos
  • Contém antioxidantes sintéticos

3. Guabi Natural: Frutas e vegetais

racao Guabi Natural Gatos

Se você está procurando por uma ração natural, com diversos nutrientes importantes para a saúde do gato, e ainda com alta palatabilidade, você precisa conhecer a Guabi Natural.

É uma das rações mais indicadas para gatos de qualquer raça e tamanho, e a marca também conta com a opção para castrados, com baixo teor de sódio, o que ajuda a ressaltar os sabores de ingredientes como frango, abóbora e alecrim.

Conta com L-carnitina e com números reduzidos de calorias e gorduras, o que evita que os gatinhos ganhem peso. E mais: minerais balanceados e controle do pH urinário.

Além disso, a ração conta com ingredientes especiais que vão reduzir o odor das fezes.

Prós
  • Sem transgênicos
  • Com frutas e vegetais
  • Alta palatabilidade
Contras
  • Grãos muito grandes
  • Preço alto

4. Matisse: Rica em taurina

racao Matisse gatos

A ração Matisse, alimento úmido e balanceado, conta com um nutriente que vai ser fundamental para o bom desempenho da visão e do miocárdio dos gatinhos, a taurina.

Além disso, a fórmula também conta com óleo de peixe, que vai contribuir com Ômega 3 e 6, trazendo diversos benefícios para a saúde dos bichanos, um deles, melhorar o brilho da pelagem.

Com alta digestibilidade, a ração Matisse conta com quantidades adequadas de fibra para estimular a motilidade intestinal, contando com vitaminas, minerais e oligoelementos.

É um produto pensado e elaborado para satisfazer todas as necessidades dos gatos castrados, com alta palatabilidade, e que vai ajudar os gatinhos a não ganharem muito peso.

Além disso, a ração conta com fontes nobres de proteína animal, como salmão, frango e ovos.

Prós
  • Rico em taurina
  • Fórmula balanceada
  • Vitaminas e minerais
Contras
  • Contém transgênicos
  • Contém antioxidantes sintéticos

5. Equilíbrio: Livre de antioxidantes

racao Equilibrio Gatos

Para fechar nossa lista de melhores rações para gatos castrados, temos a ração Equilíbrio.

Um dos principais pontos positivos da ração Equilíbrio é que ela conta com enriquecimento de fibras, que vai proporcionar muitos benefícios para o funcionamento gastrointestinal dos gatos castrados.

Com proteínas de boa qualidade, a ração é um alimento completo para o seu gatinho, que vai nutrir o animal com todas as vitaminas e minerais necessários, que vão saciar e ajudar a evitar a obesidade.

Disponível para gatos de 1 a 7 anos, a combinação de ingredientes naturais também vão prevenir o acúmulo das famosas bolas de pelo no trato digestivo, preservando a saúde intestinal do seu gatinho.

E mais: controla o PH Urinário e é livre de antioxidantes sintéticos.

Prós
  • Livre de antioxidantes sintéticos
  • Melhora o funcionamento gastrointestinal
  • Rica em fibras
Contras
  • Contém transgênicos
  • Preço alto

Como escolher a ração ideal pro seu gato castrado?

As rações da nossa lista contam com tudo o que o seu gato castrado vai precisar nesta nova fase da vida.

Todas elas contam com nutrientes necessários, a maioria delas sem transgênicos e antioxidantes, e ricas em vitaminas e minerais.

Uma proteína selecionada também é importante, sobretudo as que contam com índice calórico reduzido.

Mas e a castração dos bichanos, por que ela é necessária e quais são os seus principais benefícios? Quer saber como funciona a castração? E os cuidados com o animal no pós operatório?

Confira agora o que você precisa saber sobre castração.

Quais os benefícios de castrar o seu gato?

A começar pela expectativa de vida, os gatos castrados é de duas vezes maior do que gatos que não passam pelo procedimento, muito porque eles ficam mais tranquilos e caseiros.

Gatos que ficam mais em casa estão mais protegidos contra doenças, infecções, acidentes de trânsito, intoxicações e também dos maus tratos pelos humanos que, infelizmente, ainda ocorrem.

Outro benefício é evitar a reprodução indesejada. Com cães é muito mais fácil de se evitar, mas com gatos, que contam com hábitos noturnos e gostam de se aventurar fora de casa, é muito difícil.

Os benefícios para as fêmeas são ainda maiores, já que a castração vai reduzir reduz o risco de tumores de mama e de doenças uterinas.

Como é feita a castração?

A castração, embora cause bastante preocupação nos donos, é um procedimento muito tranquilo e simples. O normal é castrar os bichos entre 6 e 10 meses, antes do primeiro cio. Mas não há problemas em castrar os animais mais velhos também.

A castração consiste em remover a fonte de hormônios da reprodução, como dos testículos para os machos, ovários e útero para as fêmeas. A cirurgia dura cerca de 10 minutos para os machos e um pouco mais para as fêmeas.

Pouco tempo após a cirurgia, o gato devidamente medicado, pode se recuperar em casa.

Como é a recuperação da cirurgia?

A recuperação é quase sempre tranquila. Devido ao medicamento, o gato vai ficar mais próximo de você, e é necessário acompanhar o seu gato nos primeiros dias, até para não deixa-lo saltar e se exercitar para que não haja problemas com os pontos.

Proteja sempre o curativo, caso o gato queira morder ou lamber, medique o gato apenas com os remédios indicados pelo veterinário e deixe o gatinho descansar, pois, um bom descanso vai ajudar na recuperação.

A principal dica é conversar com o veterinário, o profissional sempre vai ter em mãos o que você pode fazer para seu gatinho se recuperar bem e mais rápido.

Conclusão

Se você está prestes a castrar o seu gato, é muito importante que você mude a alimentação do gato com uma das melhores rações para gatos castrados. É até possível continuar com a sua marca de preferência, porém mude para versão específica.

É muito importante para os animais castrados receberem todos os nutrientes e vitaminas necessárias para um bom funcionamento do organismo, além de prevenir um problema que atinge grande parte dos gatos e também cães castrados: a obesidade.

Você saber que, com a obesidade, muitos outros problemas podem surgir, como diabetes, infecção urinária, problemas nas articulações, doenças cardíacas entre outras.

Por isso a ração específica não é charme, não é luxo, mas sim essencial para qualquer animal. É normal os gatos fiquem mais tranquilos depois da castração, os passeios vão reduzir, ele vai ficar mais próximo de você e muito mais dóceis.

E uma ração balanceada vai contribuir que o gato continue no peso ideal, mesmo sem os exercícios que ele costumava fazer.

Então cuide da saúde do seu bichano, promova uma alimentação saudável e, além disso, continue brincando com o seu gatinho, isso vai ajudar ele manter o peso, e continuar cada vez mais próximo de você.