As 4 Melhores Rações para Gatos Seniores

Melhores Racoes para Gatos Seniores

Se o seu gatinho já não costuma pular mais como antes, se está cada vez mais quietinho e dorme mais do que o normal, não se preocupe, ele não tem nenhum problema de saúde, é a idade que está chegando.

Um gato vive em média 16 anos, então um gatinho entra na terceira idade com 10 anos. É com esta idade que os donos precisam começar a fazer uma série de adaptações necessárias.

A primeira delas é reduzir quase que no mínimo os obstáculos que o gatinho gosta de brincar, para proteger o animal de possíveis quedas que possam causar fraturas.

Outra mudança é na alimentação. Com a idade avançada, o bichano vai precisar de nutrientes especiais, a maioria deles, para proteger a saúde. E muitas rações hoje contam com vitaminas necessárias para os gatinhos mais velhos.

Confira na tabela abaixo quais são as melhores rações para gatos seniores, e as mais indicadas por veterinários.

//

ATENÇÃO: Algumas fotos podem já ter sido usadas no post de castrados.

Royal Canin Ageing Sterilised: Rica em L-carnitina
Tipo: Alimento Úmido Completo
Característica: Rico em proteínas
Linha: Gatos seniores

Golden Gatos Castrados Sênior: A mais econômica
Tipo: Alimento Premium
Característica: Rico em vitaminas
Linha: Gatos seniores

Guabi Natural Castrado: Fórmula natural
Tipo: Alimento Super Premium
Característica: 65% de proteínas de origem animal
Linha: Gatos seniores

Equilíbrio Gatos Castrados: Mais fibras e prebióticos
Tipo: Alimento Super Premium
Característica: Completo e balanceado
Linha: Gatos seniores

Quais são as Melhores Rações para Gatos Seniores?

Se o seu gatinho já está chegando na terceira idade, é o momento de começar a introduzir a categoria sênior na alimentação do bichano.

As quatro marcas da nossa tabela são muito conceituadas, todas elas com benefícios importantes para gatinhos idosos, vitaminas indispensáveis para a idade.

Então para que você acerte precisamente na escolha e já comece a acostumar o seu gatinho, confira agora uma análise mais profunda sobre cada ração.

1. Royal Canin Ageing Sterilised: Rica em L-carnitina

racao Royal Canin Ageing Sterilised

A Royal Canin conta com um excelente produto para gatinhos que chegaram na terceira idade. Se trata da Feline Health Nutrition Ageing +12, alimento úmido premium.

Um grande benefício das rações úmidas é que elas ajudam a hidratar os gatinhos, que não têm costume de tomar muita água e, quando idosos, o consumo de água pode cair ainda mais.

É uma ração indicada para gatos que precisam manter o peso corporal, além de oferecer diversas vitaminas necessárias para a saúde das articulações, ossos, intestinal e pelagem.

A ração é indicada para gatos a partir de 12 anos, e a sua fórmula oferece diversas vitaminas, como C, D3, E, B1, B2, B6, B12, além de nutrientes importantes como niacina, pantotenato de cálcio, ácido fólico, biotina, sulfato de zinco, sulfato de ferro, entre outros.

A ração úmida da Royal também pode ser uma grande aliada para fazer a mudança da adulta para a sênior.

Prós
  • Alta palatabilidade
  • Alimento completo
  • Fonte de vitaminas
  • Importante para a hidratação
  • Preço baixo
Contras
  • Sachês pequenos

2. Golden Gatos Castrados Sênior: A mais econômica

Golden Gatos Castrados Senior

A Golden é da marca PremieR e um dos principais benefícios, muito relatado por quem é consumidor da marca, é a alta palatabilidade. Os gatos adoram e se acostumam facilmente com a nova ração.

É uma ração muito indicada também para gatos castrados, já que ela promove benefícios para a manutenção do peso, para o intestino, com minerais balanceados e controle do pH urinário.

Ainda para os benefícios do intestino, a PremieR conta com uma combinação de ingredientes de alta digestibilidade e prebióticos. Auxilia também na prevenção da obesidade. A fórmula é rica em fibras também ajuda na redução do odor das fezes.

Sua composição ainda é rica em ômegas 3 e 6, que vão ser muito benéficas para a saúde da pele, da pelagem e também do coração.

Prós
  • Proteína de boa qualidade
  • Minerais balanceados
  • Rica em fibras
  • Alta digestibilidade
Contras
  • Contém transgênicos
  • Contém antioxidantes sintéticos

3. Guabi Natural Castrado: Fórmula natural

Guabi Natural Castrado

A fórmula da Guabi conta com elevada quantidade de proteínas, com mix de carnes com todas as vitaminas e nutrientes muito importantes para o gato nesta fase da vida.

Além disso, a ração também vai ser muito importante para a função intestinal, já que conta com fibras e prebióticos que vão auxiliar na digestão, na formação adequada das fezes e na redução do odor.

Os antioxidantes da Guabi são todos naturais, que vão proporcionar um organismo mais saudável, favorecendo e muito na qualidade de vida do gatinho idoso.

Outro benefício é na saúde urinária, com controle de pH para auxiliar na saúde do trato urinário.

A Guabi conta com uma fórmula completa, livre de transgênicos e que vai ser de muita importância para gatos acima de 10 anos e também os castrados.

Prós
  • Sem transgênicos
  • Sem antioxidantes sintéticos
  • 65% de proteína animal
  • Baixo teor de fósforo
  • Auxilia no trato urinário
Contras
  • Preço alto

4. Equilíbrio Gatos Castrados: Mais fibras e prebióticos

Equilibrio Gatos Castrados

A Golden conta com um grande benefício que é elogiado por 100% dos consumidores: o seu preço. É uma das rações para idosos e castrados com o melhor valor do mercado.

Mas não é só o preço que a ração tem para oferecer, ela também é muito recomendada pelos veterinários por auxiliar na manutenção da saúde do trato urinário dos gatinhos idosos e castrados.

Outro problema frequente em gatos idosos e castrados é a obesidade, e a Equilíbrio conta com uma combinação de ingredientes que vão ajudar na manutenção e na perda de peso.

Um ponto que os donos de gatos adoram é que a ração conta com ingredientes que vão prevenir o acúmulo de bolas de pelo no trato digestivo.

Ela conta também com fibras para uma boa função intestinal e rica em ômegas 3 e 6, importantes para pele, pelagem, e coração.

Prós
  • Melhor preço
  • Rica em ômegas 3 e 6
  • Auxilia no trato urinário
Contras
  • Contém antioxidantes sintéticos
  • Contém transgênicos

Como escolher a ração ideal pro seu gatinho sênior?

Para escolher uma entre as melhores rações para gatos seniores, você precisa sempre estar de olho nos nutrientes que ela oferece, se ela é indicada para a manutenção do peso e se é benéfica para a saúde digestiva e também das articulações.

É muito importante ter um gato idoso saudável em casa, só assim ele vai ficar livre das doenças que geralmente acometem os gatinhos seniores. Por isso sempre escolha a melhor ração.

Porém, é preciso ficar atento a outros fatores para cuidar bem do seu gato nesta fase da vida dele. Para facilitar ainda mais pra você, confira agora um guia sobre como cuidar de um gatinho idoso.

Como cuidar do seu gato senior?

Ter um gato sênior em casa é quase a mesma coisa de ter um filhote, a diferença é que o gato idoso está mais sujeito a sofrer com problemas de articulações e problemas de saúde.

Por isso é preciso ficar muito atento ao dia a dia do gato. É claro que o gato idoso tem o costume de ficar mais perto do dono, ele reduz bastante a energia, mas mesmo assim é preciso ficar de olho quando ele resolve dar as suas escapadas.

Mas como cuidar do seu gatinho idoso? Confira agora as principais dicas…

Alimentação correta: sempre escolha a ração que conta com o maior número de nutrientes, vitaminas, que vão cuidar do intestino e das articulações. A manutenção do peso também é muito importante para evitar problemas cardíacos.

Vacinação: É claro que a vacinação precisa continuar, mesmo com o seu gatinho mais idoso. Sempre visite o seu veterinário para saber se o bichano está em dia e protegido contra as principais doenças.

Vermifugação: Outra prática que precisa ser constante. Todos os anos, é preciso vermifugar os animais, especialmente os gatos, que adoram trazer “presentinhos” pra dentro de casa, como insetos e outros parasitas.

Água: Alguns gatos não gostam de tomar água, e a hidratação na terceira idade felina é muito importante. Incentive o seu gatinho a tomar água, talvez mudando o bebedouro caso ele tenha dificuldade. Outra forma de ajudar na hidratação do seu gato, é optar pelas rações úmidas.

Parasitas: Pulgas, carrapatos e outros parasitas podem transmitir doenças que serão fatais para o gato, ainda mais com idade avançada. Procure a respeito dos melhores repelentes, como coleiras, pipetas e comprimidos.

Cuidados com obstáculos: alguns donos contam com aqueles obstáculos presos na parede que os gatinhos adoram. Cuidado com a altura deles. O recomendável é reduzir a altura para evitar acidentes. Uma queda nesta idade avançada pode causar fraturas sérias.

Caixa de areia: O ideal é você ter, pelo menos, mais uma ou duas caixas de areia dentro de casa, para facilitar a idade do gatinho ao banheiro. Se você mora em ambiente pequeno, como apartamentos, procure deixar a caixa de areia mais acessível, para que o gato chegue com mais facilidade.

Brincadeiras: Os gatinhos mais idosos não vão demonstrar muito interesse por brincadeiras, mas é bom todos os dias incentivar a curiosidade do gato com alguns brinquedinhos. Opte por aqueles brinquedos que seu gatinho sempre gostou. Tenha paciência e ofereça todos os dias.

Carinho e paciência: Seu gatinho vai ficar muito mais próximo de você nesta fase da vida. Abuse do carinho, carregue ele pra assistir TV com você até tarde, aproveite a companhia dele da mesma forma que ele vai aproveitar a sua.

Conclusão

É muito importante fazer a mudança da ração do seu bichano quando ele estiver próximo da terceira idade. Os gatos idosos tendem a se movimentar menos, não brincam como antes e também dispensam os passeios noturnos.

Isto faz com que o gato ganhe mais peso do que antes, e isto pode ser prejudicial para a qualidade de vida do seu gatinho idoso. Por isso a importância de trocar gradualmente a ração para gatos seniores.

Todas as rações da nossa lista contam com alta palatabilidade, mas mesmo assim, pode ser difícil trocar a ração do gato, por isso não faça isso em sua totalidade, de um dia pro outro.

A ideia é introduzir aos poucos a nova ração, misturando com a antiga e ir reduzindo a ração para adultos, aumentando a porção para seniores.

Com a nova ração, o seu gato vai ter todos os nutrientes e proteções necessárias, para poder enfrentar a terceira idade com mais qualidade de vida.